domingo, 20 de fevereiro de 2011

VEM AI, A GRANDE AMOSTRA DO CINEMA BAHIANO

Começou a pré produção da Grande Amostra foram 2700 km percorridos em 6 dias, nove cidades visitadas. Acompanhe todos os momentos dessa viagem, acesse o blog www.grandeamostradocinema.blogspot.com

quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

Grande Amostra do Cinema Bahiano


100 ANOS DE CINEMA BAHIANO

Em outubro de 1910, Diomedes Gramacho e José Dias da Costa filmaram “Regatas da Bahia”, marco inicial do cinema feito no estado. Em dezembro de 2010, 100 anos depois, o Governo da Bahia, através da DIMAS e Funceb, contando com a parceria da Cinemateca Brasileira, lançaram o Box “Bahia 100 anos de Cinema”, que reúne 30 títulos, em 12 DVDs, traçando um painel das últimas décadas de produção audiovisual baiana.

Enquanto estas ações estavam sendo costuradas, para marcar os 100 anos de cinema produzido no estado, Cineclubes de Salvador escreveram um projeto para o Edital de Apoio à Realização de Mostras e Festivais Audiovisuais, do IRDEB – Secretária de Cultura. Neste projeto, se pretende visitar nove cidades do interior baiano – cidades estas com menos de 20 mil habitantes cada – levando o cinema produzido no nosso estado, através da ação cineclubista.

O projeto foi selecionado no Edital do IRDEB e, a partir de março de 2011, ganha a estrada, levando cinema para uma população que não tem acesso a esses recursos. As nove cidades visitadas (Igaporã; Aratuípe; Abaíra; Santa Bárbara; CAPEla do Alto Alegre; Ibititá; Saubara; CORDEIros; Mascote) foram contempladas em 2010 com o kit de exibição cineclubista do Programa Cine Mais Cultura do Governo Federal, e estão iniciando suas ações semanais de difusão audiovisual.

A equipe de cineclubistas de Salvador, que criou o projeto, levará, além da experiência de anos no movimento cineclubista, novas opções de filmes para serem exibidos dentro dos Cineclubes. Em parceria com a DIMAS – órgão da Secretaria de Cultura do Estado – o projeto GRANDE AMOSTRA DO CINEMA BAHIANO fará a doação do Box “Bahia 100 anos de Cinema” para cada um dos cineclubes do interior.

Para a coordenadora do projeto, Elaine Rodrigues – do Cineforum – “levar um cinema produzido no próprio estado para uma população que só tem acesso aos filmes americanos exibidos nas TVs abertas, é uma forma de mostrar para essa população o quanto é diverso e rico o estado onde elas moram”.

Na próxima semana estaremos realizando a pré produção, acesse o blog www.grandeamostradocinema.blogspot.com que irá registrar todos os momentos dessa Grande Amostra.

Em março, Mostra Ambiental Epé Laiyé


Em 2011, dando continuidade às atividades já desenvolvidas, realizaremos a II Mostra Ambiental, na comunidade do Ilê Axé Opô Afonjá, Bairro do Cabula - Salvador, em parceria com o Cine Irin Ajo-Idan.
Em breve, divulgaremos a programação dos filmes e das oficinas a serem realizadas.