quinta-feira, 29 de abril de 2010

Definida a próxima mostra ... DO BRASIL AO BRASIL



Hoje com a exibição de Transubstancial, fechamos a Mostra de Cinema e Literatura, realizada no mês de abril.
Contamos com a participação dos artistas populares, a poesia declamada nas ruas, pelos irmãos Laudio e Lauro. Lauro nos presentiou com duas poesias de Augusto dos Anjos. Abriu e fechou a sessão com chave de ouro.
O filme teve uma boa aceitação entre os presentes, possibilitando o inicio de uma boa discussão.
No final fizemos a consulta sobre a próxima mostra, todos votaram pela temática rural / urbana.
A Rede é Real de Cineclubes aqui da Bahia, programou para esse mês a Mostra Do Brasil ao Brasil, filmes que irão abordar a realidade urbana e rural, dessa maneira, nós estaremos participando e integrando a Mostra coletiva da Rede é Real.

quinta-feira, 22 de abril de 2010

Vamos participar!!!

Convidamos todos a participarem da escolha da próxima mostra de filmes do Projeto Quintas Inquietantes.
A escolha deve ser feita entre Futebol e Samba ou Curtas retratando Interior/Rural e Urbano.
Queremos introduzir essa metodologia, contamos com voces.

Até a próxima Quinta, Inquietante!!!

Escolhendo a Programação de Maio

Estaremos realizando uma pesquisa para poder decidir sobre a mostra de maio.

Escolha a opção 1 ou 2, conforme abaixo, respondendo nesse blog, em comentários, a sua escolha.


1 - FUTEBOL E SAMBA

06 Mai

Os Fiéis (SP, 2003, 35mm, 16 min) – Diretor: Danio Solferini

Três amigos contam as aventuras vividas durante uma famosa partida de futebol. Falam de lembranças, a euforia e a sensação de viverem um momento histórico.

Polêmica (RJ, 1998, 35mm, 21 min) – Diretor: André Luiz Sampaio

Filme musical, chanchada mediúnica e documentário. Dupla de vagabundos recebem os santos Noel Rosa e Wilson Batista. Incorporados e à solta no carnaval carioca, revivem a famosa polêmica rivalidade dos anos 30, que inspirou sambas antológicos como Palpite Infeliz, Rapaz Folgado e Feitiço da Vila.

13 Mai

Comprometendo a Atuação (MT, 2006, 35mm, 17 min) – Diretor: Bruno Bini

Wallace é um jogador de futebol com um dilema. Aos dezoito anos, tem a chance de ser convocado para um time de primeira divisão. Mas isso vai depender de muito preparo, muita concentração e nada de sexo antes do jogo.

Com que Roupa? (RJ, 1994, 35mm, 18 min) – Diretor: Ricardo Van Steen

Um dia na vida de um compositor. Entre brigas de bar, más noticias sobre sua saúde e desencontros com a namorada, Noel Rosa compôs o samba “Com que roupa?”

20 Mai

Izune (RJ, 2004, 16mm, 10 min) – Diretor: Frederico Cardoso

Garoto pensa ter feito contato interplanetário através de sua bola de futebol.

Do dia em que Macunaíma e Gilberto Freyre visitaram o terreiro da Tia Ciata mudando o rumo da nossa história (SP, 1997, 35mm, 23 min) – Diretor: Sergio Zeigler e Vitor Angelo

Com Tia Ciata, Freyre, Macunaíma e samba no nascimento de uma nação.

27 Mai

Perigo Negro (RJ/SP, 1992, 35mm, 27 min) – Diretor: Rogério Sgánzêria

Ascensão e queda de um jogador de futebol vistas por um torcedor fanático e sua mulher volúvel, deslumbrada pelo cartola Moscosão, que liquida com a carreira do craque.

Operação Morengueira (RJ, 2005, vídeo, 16 min) – Diretor: Chico Serra

Após a invasão da lapa por um bando de terroristas boêmio incauto tem uma visão mediúnica de Kid Morengueira, recebendo o velho malandro à missão de acabar com a xavecagem no bairro boêmio. Super bang-bang inspirado nos sambas de breque de Moreira da Silva e Miguel Gustavo.


2 - CURTAS RETRATANDO O INTERIOR / RURAL E O URBANO


06 Mai

A Pedra da Riqueza (PB/RJ, 1978, 35mm, 16 min) Diretor: Danio Solferini

A partir de depoimentos dos próprios garimpeiros, o documentário procura compreender o processo primitivo do trabalho de garimpo de xelita, nas minas da região do vale do Sabugi (PB), consideradas das mais importantes do undo. Enfoca as rudimentares condições de vida desses trabalhadores, num sistema de trabalho quase primitivo, sem registro profissional, assistência médica ou social e que desconhecem o valor e o destino da matéria –prima que extraem: o tungstênio, utilizado nos mais sofisticados e complexos instrumentos da tecnologia nuclear.


13 Mai

O último raio de sol (DF, 2004, 35mm, 22 min) – Diretor: Bruno Torres

Dois jovens de classe alta brasiliense viajam à Chapada dos Veadeiros e, no caminho, se divertem ameaçando e humilhando pessoas que peem carona na estrada. Tratando de temas como a impunidade, violência e preconceito, o filme fala de como uma atitude inconseqüente pode resultar num final inesperado. Livre adaptação de uma história verídica.

20 Mai

Cego Oliveira no sertão do seu olhar (CE/BA, 1998, vídeo, 17 min) – Diretor: Lucila Meirelles

Cego Oliveira não era cego, mas portador de visão subnormal. Ao registrar o mundo, ocorriam-lhe alterações oculares que produziam interferências na sua maneira de olhar. Uma outra viosão de mundo. Natural do Juazeiro do Norte, Ceará, o tocador de rabeca morreu em 1977, com 94 anos.

27 Mai

Carolina (SP, 2003, 35mm, 15 min) – Diretor: Jéferson De

Brasil final dos anos 50, Carolina de Jesus escreve seu diário. Dentro de seu barraco ela denuncia a fome, o preconceito e a miséria. Publicada, tornar-se um sucesso editorial, sendo editada em 13 línguas. Apesar do reconhecimento imediato e explosivo, a “exótica” mulher negra e ex-favelada falece pobre. Passadas algumas décadas, as palavras de Carolina continuam a ser uma denúncia contra a miséria de milhões de pessoas.



Programação de Abril